quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Análise da Concorrência - X

Fonte:  Resgatando a Cultura para competir no mercado criativo: nova abordagem de capacitação do artesão brasileiro – PAB/UNB, 2012



ANALISE DA CONCORRÊNCIA

A análise dos concorrentes serve para acompanhar outros empreendimentos concorrentes e seus produtos.

Ajuda a perceber onde conseguiram sucesso e onde fracassaram.

Assim é possível analisar o que é necessário alterar e como é possível diferenciar o produto no mercado.

Cada produto concorrente é analisado em relação ao produto existente ou proposto pelo artesão.

A primeira providência na análise dos concorrentes é reunir todos os fatos disponíveis.

Os produtos dos concorrentes podem ser desmontados e analisados para ver alguma característica interessante que pode ser incorporada aos produtos de sua empresa seja material, forma, cor e função (Baxter, 1998)

Esta análise não implicará em cópia do produto do concorrente, mas no desenvolvimento de um produto novo, utilizando o que há de melhor entre todos os concorrentes e o seu próprio produto.

Voce pode fazer uma ficha, para comparar produtos similares, contendo os seguintes itens:

Nome do produto
Onde vende
Material utilizado
Acabamento
Cores
Diferencial (o que destaca)
Embalagem
Etiqueta
Preço

Até a próxima postagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário