ANALISE DA CONCORRÊNCIA
A análise dos concorrentes serve
para acompanhar outros empreendimentos concorrentes e seus produtos.
Ajuda a perceber onde conseguiram
sucesso e onde fracassaram.
Assim é possível analisar o que é necessário alterar e como é possível diferenciar o produto no mercado.
Cada produto concorrente é analisado em relação ao produto existente ou
proposto pelo artesão.
A primeira providência na
análise dos concorrentes é reunir todos os fatos disponíveis.
Os
produtos dos concorrentes podem ser desmontados e analisados para ver alguma
característica interessante que pode ser incorporada aos produtos de sua
empresa seja material, forma, cor e função (Baxter, 1998)
Esta
análise não implicará em cópia do produto do concorrente, mas no desenvolvimento de um produto novo, utilizando o que há de melhor entre todos os concorrentes e o seu
próprio produto.
Voce pode fazer uma ficha, para comparar produtos similares,
contendo os seguintes itens:
Nome do produto
Onde vende
Material utilizado
Acabamento
Cores
Diferencial (o que destaca)
Embalagem
Etiqueta
Preço
Até a
próxima postagem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário