sábado, 24 de novembro de 2012

Tingimento à frio

Bem, vou compartilhar uma experiência de tingimento à frio, com corantes alimentícios, que iniciei no dia 26 de outubro de 2012 e encerrei hoje, 24 de novembro de 2012. Utilizei vidros comuns de palmito. Em um vidro coloquei a lã pré mordentada com pedra ume e no outro vidro coloquei a lã apenas molhada. Enchi os dois com a mesma água. Fechei bem  com a tampa e depositei estes vidros na minha garagem Lá não entra raios de sol, apenas luminosidade do dia. Nestes dias todos não mexi com os vidros. Hoje ao retirar a lã dos vidros enxaguei bastante., até a saida total da cor. Imediatamente ao banho apliquei um rápido teste de solidez: lavei estas lãs com sabão em pedra comum e neste momento saiu mais restos de corante. Enxaguei novamente com bastante água e depois fotografei. Os resultados temos abaixo. 
Cada cor tem três fotos, retratando três momentos diferentes: 1. o primeiro dia da experiência; 2. vinte e nove dias depois; 3. a cor após enxague, lavação e enxague.


A) Corante alimentício à base de cúrcuma






B) Corante alimentício à base de cochonilha






C) Corante alimentício à base de cúrcuma e urucum





D) Corante alimentício à base de vegetais folhosos





E) corante alimentício à base de urucum





Os resultados foram surpreendentes. 
Algumas cores se mostram boas quando se usa o mordente. 
Outras cores, como o corante de vegetais folhosos, não se obtém bons resultados para cores fortes.
Mostra também que é possível tingir sem o uso de mordente, e, principalmente, se tivermos tempo e disponibilidade poderemos tingir sem o gasto de qualquer energia. 
Se usarmos a energia do sol, com certeza, teremos resultados mais rápidos e também muito bons.




Nenhum comentário:

Postar um comentário