Fonte: Resgatando a Cultura para competir no mercado
criativo: nova abordagem de capacitação do artesão brasileiro – PAB em parceria
com CDT/UNB, 2012
1.MARKETING
O marketing aborda no contexto do artesanato:
>desenvolvimento de produtos e marcas,
>formação de preços,
>distribuição,
>comercialização,
>estabelecimento de ponto de venda,
>comportamento
do cliente,
>planejamento
da produção, dentre outros.
O OBJETIVO do marketing é gerar lucro (o que nem sempre significa
vender mais).O FOCO é sempre o
cliente, é para ele que trabalhamos. Se o chefe pode demitir alguns, o cliente é o único que pode
demitir os envolvidos no empreendimento (inclusive o chefe).
2.SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação de mercado é a divisão do mercado total em grupos menores e
parecidos, que é uma ferramenta para identificação e satisfação do cliente em potencial.
No mundo do empreendedorismo
artesanal há inúmeros fatores que influenciam os consumidores na hora da compra. E para
obter sucesso nas vendas o artesão deve conseguir identificar os fatores que afetam as decisões de compra e, então, agrupar os consumidores de acordo com a presença ou a ausência destes fatores,
adaptando as estratégias de mercado para satisfazer às necessidades de cada grupo.
Há quatro bases comuns para
segmentar mercados consumidores:
11.
Segmentação geográfica
> onde moram?
> qual região,
estado, cidade, bairro?
> qual o clima da
região?
> qual o pais?
> em quais pontos
você coloca seus produtos?
A
localização geográfica não garante que todos os consumidores tomarão as mesmas
decisões de compra, mas ajudará a identificar alguns padrões gerais,
necessidades e preferências regionais, dentre outros.
2. Segmentação
Demográfica
Ø Sexo
Ø idade
Ø Renda
Ø Profissão
Ø Educação
Ø Tamanho da família
Ø Ciclo de vida
3. Segmentação Psicográfica
Divide a população em grupos que tem
semelhantes características psicológicas, valores e estilo de vida.
4.Segmentação comportamental
Envolve a
divisão de uma população de consumidores em grupos homogêneos com base em características
de seu relacionamento com o produto.
Os
grupos podem ser classificados com base:
Ø
Nos benefícios que as pessoas
buscam quando compram o produto.
Ø
Nas taxas de uso de um produto.
Ø
De acordo com a fidelidade dos consumidores à
marca de um produto.
Neste momento agradeço a Sra. Cícera Rolim, do PAB, que permitiu que eu veiculasse neste blog informações que recebemos no curso de Capacitação do Artesão Brasileiro, que são de alta valia para nossa profissão.
Este caderno de exercícios contou com o apoio do Programa de Artesanato Brasileiro com a parceria do Centro de Apoio Tecnológico da UNB.
Até a próxima postagem!
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