sexta-feira, 7 de junho de 2013

Marketing no artesanato- VII

Fonte:  Resgatando a Cultura para competir no mercado criativo: nova abordagem de capacitação do artesão brasileiro – PAB em parceria com CDT/UNB, 2012



1.MARKETING 

O marketing aborda no contexto do artesanato:

>desenvolvimento de produtos e marcas,
>formação de preços,
>distribuição,
>comercialização,
>estabelecimento de ponto de venda,
>comportamento do cliente,
>planejamento da produção, dentre outros.

O OBJETIVO do marketing é gerar lucro (o que nem sempre significa vender mais).O FOCO é sempre o cliente, é para ele que trabalhamos. Se o chefe pode demitir alguns, o cliente é o único que pode demitir os envolvidos no empreendimento (inclusive o chefe).


2.SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Segmentação de mercado é a divisão do mercado total em grupos menores e parecidos, que é uma ferramenta para identificação e satisfação do cliente em potencial.
No mundo do empreendedorismo artesanal há inúmeros fatores que influenciam os consumidores na hora da compra. E para obter sucesso nas vendas o artesão deve conseguir identificar os fatores que afetam as decisões de compra e, então, agrupar os consumidores de acordo com a presença ou a ausência destes fatores, adaptando as estratégias de mercado para satisfazer às necessidades de cada grupo.

Há quatro bases comuns para segmentar mercados consumidores:

11.   Segmentação geográfica 

> onde moram?
> qual região, estado, cidade, bairro?
> qual o clima da região?
> qual o pais?
> em quais pontos você coloca seus produtos?


A localização geográfica não garante que todos os consumidores tomarão as mesmas decisões de compra, mas ajudará a identificar alguns padrões gerais, necessidades e preferências regionais, dentre outros.



2.  Segmentação Demográfica

Ø Sexo
Ø  idade
Ø Renda
Ø  Profissão
Ø  Educação
Ø Tamanho da família
Ø Ciclo de vida


 3. Segmentação Psicográfica

Divide a população em grupos que tem semelhantes características psicológicas, valores e estilo de vida.


4.Segmentação comportamental

Envolve a divisão de uma população de consumidores em grupos homogêneos com base em características de seu relacionamento com o produto.

Os grupos podem ser classificados com base:
Ø   Nos benefícios que as pessoas buscam quando compram o produto.

Ø    Nas taxas de uso de um produto.


Ø    De acordo com a fidelidade dos consumidores à marca de um produto.


Neste momento agradeço a Sra. Cícera  Rolim, do PAB, que permitiu que eu veiculasse neste blog informações que recebemos no curso de Capacitação do Artesão Brasileiro, que são de alta valia para nossa profissão.
Este caderno de exercícios contou com o apoio do Programa de Artesanato Brasileiro com a parceria do Centro de Apoio Tecnológico da UNB.
Até a próxima postagem!

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