Fonte: Resgatando a Cultura para competir no mercado criativo: nova abordagem de capacitação do artesão brasileiro – PAB/UNB, 2012
REFERÊNCIAS CULTURAIS
Os artesãos são
herdeiros de técnicas transmitidas por gerações
e profundos conhecedores dos recursos naturais existentes em suas regiões.
Seus conhecimentos são transformados
em objetos inspirados em seus
valores e visões de mundo e, desse modo,
criam e reinventam uma das formas mais singulares de representação de identidade cultural.
O artesanato brasileiro
é conhecido em todo o mundo por sua criatividade e por desenvolver
produtos artesanais de referência cultural, que significa valer-se de elementos que reportem o produto ao seu
lugar de origem,
seja pelo uso de
elementos simbólicos que façam menção às origens de seus produtores ou de seus antepassados,
seja pelos materiais utilizados.
Portanto,
a identidade cultural é caracterizada por costumes,
ritos,
mitos e por
cores
que remetem à
paisagem local,
pelas imagens prediletas,
pela fauna e pela flora,
pelos tipos humanos retratados e
seus costumes mais singulares,
que contribuem para distinguir um determinado grupo social dos demais.
O outro aspecto que caracteriza uma determinada cultura relaciona-se ao
uso de matérias-primas disponíveis na região
e às técnicas de produção
que foram passadas de geração em geração.
Esses são os
atributos mais valorizados
por um mercado globalizado
até a próxima postagem!!!
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