sábado, 13 de dezembro de 2014

Frutos da primavera - gramíneas


A primavera traz também o que a maioria chama de mato.
Eis ai uma área da mãe terra que tenho que aprender...




Olhando o mato e descobrindo onde estão
 as particularidades... 
as peculiaridades...
 a vida florescendo...
a vida se desenvolvendo... 














Esta gramínea abre uma espiga meio lilás quando nova.
Quando se abre distribui suas sementes e perde a coloração.
 É amiga da tanchagem...


Esta gramínea forma pendões de sementes 
que se vergam no caule...
Pergunto-me como usa-la na alimentação humana...


Enquanto estou editando esta postagem
 minha mãe conversa com a Mariana:
"As plantas estão rindo com esta chuva!"



Estas baccharis não são gramíneas... contudo não poderia perder esta oportunidade de mostrar sua floração...



Esta gramínea produz estes lindos frutos 
e uma flor belíssima... azul.
Será que é uma gramínea? Não sei ainda...


A tanchagem é uma planta amiga de muitas gramíneas...


E esta... que lembra dança... leveza...beleza...amizade... 
e também, porque não, nutrientes para o corpo humano...


Esta gramínea  é bem mais alta e podemos vê-la de longe...
... forte... poderosa... e oferece alimentos ...



Me encantei com esta... tão conhecida de datas de outrora... e eu nunca tinha observado suas características... ela é linda!



Vou encerrar esta postagem mostrando esta erva, 
que nos visita em todas as primaveras com toda a sua família.
 A conhecemos como erva de bicho. 
É diurética , vermífuga e.... muito mais...
Não vou continuar sem pesquisar mais.
Fico me perguntando: quanto alimento me é oferecido toda primavera pelas gramíneas e eu desperdiço por ignorância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário