sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estampas com vassoura do mato


Estudando o Harri Lorenzi descobri que existem vassouras de todos os tipos, 
até dos tipos que eu não chamaria de vassoura. 
A denominação vassoura ocorre quando alguéns utilizam a planta para realizar trabalhos domésticos.


Aqui em casa já detectamos uns cinco tipos.
Estou me referindo apenas daquelas vassouras que são mais conhecidas aqui na regão.
Elas são mais lenhosas, mais duras para confeccionar a vassoura para os trabalhos domésticos.



Até agora consegui efeitos bons apenas com uma que tem as folhas mais finas.
Eu a chama de vassoura de folha fina.
 Assim me entendo comigo mesma.


Segundo Lorenzi ela tem porte herbáceo, com caule lenhoso, fino e muito ramificada.



Flores muito pequenas, brancas.
É originária da América.


Os índios da América utilizam elas para vários fins terapêuticos.


Máximo que posso falar, sem erro, é que ela pertence a
família Plantaginaceae .


Na estamparia ela aparece com amarelos, dourados, marrons e verdes.


Esta aí uma planta que oferece muitas possibilidades.


Se eu pensar nos outros tipos de vassouras que temos aqui


então terei trabalho de pesquisa por muito tempo.
Só nas vassouras.
Isto é completamento maravilhoso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário